“O Windows é muito melhor que Software livre”

Matéria da Micros...


Quebrando os argumentos com o Debian

Parece que a pessoa que escreveu esta matéria não tem conhecimento do concorrente "inimigo" pois afirma coisas que desconhece ter no GNU/Linux, que por sinal estarei explicando aqui para mostrar que o tal TCO não é justificativa plausível para o uso de software proprietário.

Vamos as afirmações:

Paulo Bindo - Atrás de uma rede Microsoft existe toda uma metodologia, equipe de suporte, centros de treinamento, grupos de discussão.

RE: Hoje em dia existem várias empresas sérias e de grande porte que dão suporte a software livre, implantação, transferência de tecnologia, suporte 24x7, cursos para tirar certificação, o que mais tem são grupos, listas, fóruns que o usuário pode recorrer em caso de dúvida, eu mesmo já recorri a vários recursos deste tipo.

Paulo Bindo - Imagine se o administrador de rede, que modificou e configurou um software livre, resolve abandonar a empresa. O que foi modificado? Quem dará suporte? Quem atualizará o software livre com uma nova versão? Qual a garantia que irá funcionar?

RE: Não vejo dificuldade nenhuma nisso os sistemas GNU/Linux tem uma padronização nos arquivos de configuração e comentários para que não haja esse tipo de problema ou até mesmo o man como ajuda. Várias vezes peguei servidores configurados por outras pessoas e nunca tive problema em dar manutenção neles.
A atualização com certeza é mais segura que dos sistemas proprietários e muito mais simples com Debian nada que um apt-get não resolva. E quem não lembram de um service pack que deu muita dor de cabeça pra quem usa W..., por ironia do destino a Micros... jurava que ia funcionar que ia tornar o sistema mais seguro.

Paulo Bindo -
• A Microsoft disponibiliza no Windows a criação de um servidor RIS, onde ao efetuar logon na rede com uma placa de rede PXE é possível instalar várias estações ao mesmo tempo.

RE: Já vi inumeras instalações via rede com Debian, com um pequeno e raquítico disquete você inicializa a máquina, indica o servidor e começa a brincadeira.
Alguns Links com exemplos de sistema via rede para instalação do GNU/Linux:
- Instalando um sistema Debian GNU/Linux completo em 20 minutos
- FAI (Fully Automatic Installation) for Debian GNU/Linux"

Paulo Bindo -
• Pode-se fazer o clone de um HD e instalar várias máquinas com tudo já configurado.

RE: Certa vez eu precisava fazer a instalação de várias máquinas em diferentes locais, o que fiz?
uma imagem de uma máquina, coloquei num servidor com NFS, bootava com um CD do System Rescue, e jogava a imagem pra dentro de uma nova máquina com partimage, isso independente do tipo ou configuração da máquina em poucos casos se configurou o vídeo.

Paulo Bindo -
• Existe o Windows Update Service(WUS) que baixa as atualizações da internet e distribui para todas as máquinas na rede, reduzindo o suporte e o tráfego da internet.

RE: Isso se resume a este Link - Criando um Mirror Debian

Paulo Bindo -
• Através das políticas de segurança se consegue bloquear vários dispositivos nas estações para que os usuários venham a causar algum dano à rede.

RE: Bom pelo que eu entendi mesmo se bloquear os dispositvos nas estações o usuário pode danificar a rede, fica aí minha "???", Se for pra bloquear dispositivos a plataforma GNU/Linux, já vem por padrão bloqueada e o administrador define o que o usuário pode acessar ou não.

Conclusão

O Software Livre é mais que um(a) ideologia, filosofia, Sistema Operacional, Linguagem de Programação, Banco de Dados..., é uma poderosa opção que existe para quem quer se livrar do monopólio, que tentam denegrir a imagem de um produto altamente competitivo e de alta qualidade, produto este que não se resume a um forncedor ou equipe de desenvolvimento e sim a milhares de equipes e fornecedores trabalhando em pró de algo "Usar Código Aberto".
Hoje em dia a ideologia não é mais desculpa para se implantar software livre pois técnicamente ele é viável e melhor em muitos aspectos, sejam eles técnicos "desempenho, segurança, estabilidade..." ou de caráter financeiro.

Comentários

Lee M. disse…
Já havia visto essa technote da MS antes. Na minha opinião, o cara que escreveu ela está mais para um espião do S.L. infiltrado lá do que para alguém que quer realmente favorecer o windows em detrimento dos sistemas linux... Basta observar que mais de 60% do artigo é destinado a explicar, de forma clara e concisa, a filosofia do software livre!
Ele fala sobre as 4 liberdades, sobre o correto significado do termo SL, enfim, tudo que pode ser encontrado na gnu.org está lá, inclusive com links para a FSF.org!
Uma maravilha de texto. Vai acabar ajudando um bocado o movimento SL!

Postagens mais visitadas