Proteção básica e simples com o Firestarter

Se você iniciou no Linux agora e está preocupado com a segurança de seu computador, aí vai uma ferramenta muito legal de configuração de firewall o Firestarter, que é simples e fácil de administrar, com uma interface descomplicada e agradável.
Aqui estarei mostrando com fazer uma restrição básica em seu computador onde você terá um nível de segurança legal e que no meu caso funcionou bem.

Instalando o Firestarter:

Bom como utilizo Debian e Ubuntu o negócio é utilizar o Synaptic, apt-get ou então aptitude.
Ex: #apt-get install firestarter

Aí vamos para a tela principal do software:



Onde as funções são bem claras e básicas e as abas bem resumidas como a de "estado" que indica se o serviço está rodando ou não, a de "eventos" que indica o que está acontecendo na sua placa de rede e a de "política" que é aonde você vai falar o que vai entrar e sair da sua máquina, bom vamos lá:

Aba de Eventos:



Onde você visualiza a lista de pacotes que esta chegando a sua máquina, da onde está vindo e qual tipo de serviço no meu caso protocolo UDP do Samba.

A aba política é mais conhecida como "Barrados no Baile", onde você diz o que pode e o que não pode entrar no seu computador no meu caso a entrada é apenas do SSH, serviço este que utilizo para manutenção e posso acessar de qualquer computador.



E o da saída que pode ser qualquer serviço, pois não vejo motivo no meu caso de restringir serviços ou de filtrar algo que eu mesmo uso, mas se você tiver alguém que utiliza a sua máquina e você quiser que essa pessoa, por exemplo não navegue você deve utilizar esta tela.



Para colocar as regras utilize o botão Adicionar Regra e manda ver.



E por último se você quiser que ninguém ping sua máquina, você irá em Editar > Preferências > Firewall > Filtragem ICMP e ver o que você deseja permitir, no meu caso apenas o pong que a resposta de um ping em outro computador, sem isso você não terá resposta nenhuma.



Bom pe...pessoal,
Espero ter ajudado aqueles que não tem um conhecimento profundo como eu em Firewall's, mas que desejam ter um mínimo de segurança pra estar na Net sem problemas.
E se alguém tiver alguma observação a fazer a respeito, espero colaborações para ajudar usuários iniciantes nesta jornada, comentem...

Comentários

Postagens mais visitadas